Não é de hoje que as famosas mídias sociais vêm trabalhando o conceito visual na hora de produzir um conteúdo relevantes ao seu público, portanto, a cada ano essas plataformas atualizam o modelo de produção de imagem para que possam melhorar o engajamento e atrair cada vez mais pessoas.

Um exemplo é o Facebook, atualmente a maior rede social do mundo que, no início, utilizava apenas a postagem tradicional no feed e hoje expandiu-se para grupos, eventos e stories como novos canais de interação. Essas inovações trazem um novo formato que precisa ser seguido por todos os usuários a fim de apresentar uma mensagem mais clara e direta.

Medidas atualizadas pelo Facebook

Capa e perfil para Grupos, Eventos e página pessoal no Facebook

  • Imagem de capa: 851 x 315 px
  • Imagem de capa para Grupos: 640 x 334 px
  • Imagem de capa para Eventos: 1920 x 1080 px
  • Imagem de perfil: 180 x 180 px

Postagens no Facebook

  • Post com imagem: 1200 x 1200 px
  • Post com link e imagem: 1200 x 628 px
  • Facebook Stories: 1080 x 1920 px

Anúncios no Facebook

  • Anúncio com imagem única: 400 x 500 px (mínimo)
  • Anúncio com link e imagem: 1080 x 1080 px (recomendado)
  • Anúncio com carrossel: 1080 x 1080 px (recomendado)


O Instagram também é uma rede ainda mais focada no conteúdo visual, o que faz com que as medidas de tamanho para as imagens sejam ainda mais importantes na hora de chamar a atenção do público-alvo. As imagens precisam, por si só, dizer a real mensagem que o produtor quer passar antes mesmo de chegar na legenda, que é apenas um complemento do conteúdo. Assim, dar destaque aos detalhes certos podem fazer com que seu post seja ainda mais atrativo.

Medidas atualizadas pelo Instagram

Perfil no Instagram

  • Imagem de perfil: 720 x 720 px

Posts no Instagram

  • Imagem quadrada do feed: 1080 x 1080 px
  • Imagem vertical do feed: 1080 x 1350 px (altura máxima)
  • Imagem horizontal do feed: 1080 x 566 px (altura mínima)

Instagram Stories

  • Instagram Stories: 1080 x 1920 px (mínimo 600 x 1067 px)


Quem já conhece e utiliza o Twitter sabe que a rede ainda contém muitos usuários fiéis, os quais possuem maior interesse sobre notícias atuais, tendências, posts virais etc. Com isso, as imagens também ganham um espaço indispensável na hora de trabalhar os conteúdos, ganhando também novas atualizações para aprimoramento das postagens.


As mudanças de tamanhos procuram facilitar a visualização do conteúdo e compreensão da mensagem, assim, não será necessário que o leitor precise expandir o post para que consiga ver todos os detalhes importantes.

Medidas atualizadas pelo Twitter

Perfil e capa no Twitter

  • Imagem de capa: 1500 x 500 px
  • Imagem de perfil: 400 x 400 px

Postagem no Twitter

  • Post com imagem: 600 x 335 px (16:9) ou 1200 x 1200 px (1:1)
  • Post com link e imagem: 800 x 418 px (1.91:1) ou 800 x 800 px (1:1)

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importâncias das novas atualizações das mídias sociais, visite a nossa página no Facebook e Instagram e aproveite os diversos conteúdos sobre o meio digital para você aplicar em suas redes e encantar o seu público!

Facebook: Wou Marketing

Instagram: @woumkt