Já ouviu falar nos gatilhos mentais? Eles podem ser usados como uma forma de convencer as pessoas a escolher o seu produto e não optar pelo do seu concorrente. Quando bem aplicado, esse recurso estimula a decisão do público em fechar um negócio com a sua marca ao invés de procurar seu concorrente. Interessante? A gente também acha! Por isso, separamos neste post, os 7 gatilhos mais importantes para você colocar em prática.

O que é?

Gatilhos mentais são os impulsos e estímulos que nos ajudam a tomar decisões sem ter que pensar muito sobre, mais rápidas, trazendo excelentes resultados para o marketing.

Basicamente nosso cérebro interpreta de uma maneira mais automática, filtrando o que realmente acha importante, usando esses facilitadores para questões mais simples e evitando se sobrecarregar com as diversas escolhas que temos diariamente.

Por que usar?

Usado principalmente para engajar, atrair a atenção do público e facilitar a conversão e venda. É uma técnica ótima porque, antes mesmo de tomarmos uma atitude online, essas escolhas já foram feitas de forma inconsciente. Os gatilhos trabalham as emoções das pessoas para entrar em contato com nossa marca, os estimulando a evitar possíveis questionamentos e objeções na hora de adquirir ou contratar um produto.

Os 7 gatilhos mentais mais importantes

1. Escassez

As pessoas tendem a dar mais atenção para o que é escasso, pois, a ideia de que algo está difícil para obter, o torna mais valioso, despertando a sensação de que a ação precisa ser feita antes que a oportunidade acabe.

Mas essa escassez deve ser real, visto que o público pode perceber que o gatilho é usado apenas para chamar a atenção e o efeito tende a ser o oposto.

2. Urgência

Se assemelha ao de escassez, mas difere no prazo, mostrando que um produto ou serviço está com um prazo limitado para ser adquirido. Esse gatilho é bem eficaz pois leva as pessoas a tomarem ações mais rápidas pelo medo de ficar sem o produto ou o prazo se esgotar. O receio de não ter o produto é maior do que o arrependimento por adquirir por impulso.

3. Antecipação

Esse gatilho mexe com nossas expectativas para o futuro, preparando todo um cenário positivo para o cliente receber seu produto, mostrando os benefícios, funcionalidades e o valor que ele será ofertado. O objetivo é atrair as pessoas pela oferta mesmo que não precisem adquirir naquele momento, como no caso dos trailers de filmes, que mexem com as emoções e despertam o desejo de ir até o cinema assistir.

4. Histórias

As histórias conectam as pessoas umas às outras, transmitem pensamento e oferecem relatos importantes. Ao contar a história de como o negócio começou ou uma solução foi elaborada, o público tende a se identificar e estreitar o relacionamento com nossa marca, já que isso mexe com emoções e cria uma experiência diferenciada.

5. Prova social

Sentimos a necessidade de pertencer a grupos, viver em sociedade, e, essas necessidades, nos fazem tomar atitudes baseadas nas expectativas que as pessoas vão ter de nós. As pessoas adquirem determinado produto ou serviço com a intenção de entender o motivo de todos estarem usando. Podemos explorar esse gatilho através de depoimentos de outros clientes e engajamento em redes sociais, por exemplo.

6. Novidade

As pessoas adoram novidades e sempre se sentem atraídas por elas. Esse gatilho trabalha em cima do prazer de adquirir ou usar algo que está em alta e faz com que as pessoas se sintam mais modernas. Uma das técnicas é realizar atualizações no produto ou serviço, como é o caso de smartphones, que a cada novo aparelho lançado, as pessoas correm para adquirir.

7. Reciprocidade

Por último, mas não menos importante, esse gatilho explora bastante a retribuição, pois queremos recompensar alguém que nos gerou valor em algum momento. Você pode oferecer algum serviço gratuito, um brinde ou amostra grátis do seu produto, fazendo com que se desenvolva uma relação da sua marca com o seu cliente, gerando uma sensação de que está te devendo um favor e que precisa retribuí-lo.


Os gatilhos mentais são ótimas estratégias que podemos explorar para impulsionar nossas vendas e fechar novos negócios, que, se usados com cautela, podem ajudar a sua empresa a dar o Boom que você espera.

Gostou do conteúdo? Quer ajuda pra colocar em prática? Entre em contato com a gente pelas nossas redes sociais e se prepare para viver o seu Boom digital!

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