As pessoas gostam de entretenimento, de coisas que as façam interagir e fujam do comum. Quem nunca parou para responder um teste do Buzzfeed ou se pegou votando em enquetes no Instagram? Conteúdos interativos sempre conquistam nossa atenção e, esse tipo de conteúdo vem sendo utilizado cada vez mais pelas empresas como uma forma mais eficiente que as abordagens tradicionais de publicidade e vendas. Vem conhecer com a gente um pouco mais sobre a importância de se investir em conteúdo interativo!

O que é?

Os conteúdos interativos são materiais dinâmicos que exigem alguma ação do usuário, estimulando sua participação para transmitir informações. Não precisam ser necessariamente digitais, mas a internet colabora para esse tipo de conteúdo ser cada vez mais eficiente, atingindo o público-alvo da sua empresa.

Atualmente as marcas publicam seus conteúdos e esperam a interação dos usuários em comentários, likes e compartilhamentos. Os conteúdos interativos então trazem uma abordagem mais divertida e instigante para o consumidor, fazendo com que a informação seja mais atrativa do que apenas ler um texto.

Por que é importante?

Os conteúdos interativos estão ganhando cada vez mais força no marketing digital e, para incentivar você a investir nesse material, separamos os melhores benefícios sobre essa ferramenta.

Conteúdo aliado à experiência

Informação é super valiosa, mas quando se torna interativa, agrega mais valor e engaja as pessoas, proporcionando entretenimento.

Com esse incentivo, as pessoas se sentem mais estimuladas a consumir aquele conteúdo, prendendo a atenção até o fim.

Um teste do Buzzfeed por exemplo faz o consumidor ir até o fim para saber o resultado, o que proporciona uma ação de consumo no conteúdo. Se liga em um desses testes como exemplo:

Você já quebrou essas regras implícitas do Instagram?

Engajamento ampliado

Um dos grandes benefícios do conteúdo interativo é proporcionar o aumento do engajamento devido a essa experiência de consumo. Com pouco espaço para ganhar o consumidor que está inundado de informações, as marcas necessitam criar novas formas de atrair sua atenção, e é isso que o conteúdo interativo proporciona.

O conteúdo estático deixa de ser importante e os formatos interativos chegam aumentando o tempo de engajamento e o envolvimento com a marca. Esse aumento fica evidente quando analisamos as métricas, principalmente em relação ao tempo de permanência no site ou compartilhamentos de links.

Ao ler um infográfico interativo, por exemplo, o usuário é surpreendido com uma nova forma de consumir informações, muito mais leve e divertida. Isso estimula que ele leia todo o conteúdo, apreenda a mensagem e ainda queira compartilhar com a sua rede.

Mais Feedbacks

Quando temos conteúdos passivos (sem interação), nossas métricas são mais restritas. Não conseguimos dizer se o consumidor realmente leu o conteúdo ou se só rolou até o final da página.

Já o conteúdo interativo oferece dados mais completos do consumo, como  visualizações, cliques e interações com cada elemento do seu material.

Você pode identificar se os usuários consumiram todo o seu conteúdo, coletando dados valiosos sobre eles, que depois podem ser usados para otimizar as estratégias para sua marca.

Geração de leads e conversões

Além do engajamento, o conteúdo interativo também traz maiores resultados em vendas, leads e faturamento para as empresas. O conteúdo que proporciona uma experiência mais rica desperta o desejo dos consumidos e, quando prendemos sua atenção, somos capazes de guiá-los pelo conteúdo até a conversão.

Tornando a experiência do usuário mais interessante, colhemos melhores resultados do nosso conteúdo. Como exemplo, temos a seguir um vídeo da montanha russa de um parque de diversões, ele proporciona a experiência de nos sentirmos presentes no passeio, despertando o desejo de visitar o local para viver essa experiência e, de quebra, ainda consumir mais serviços do estabelecimento.


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