Você sabia que o Design é um dos pontos essenciais para o sucesso da sua estratégia de marketing? É por este motivo que grandes marcas vêm apostando seriamente neste aspecto para que seus clientes tenham uma experiência positiva com os produtos e serviços oferecidos.
Hoje, vamos falar sobre dois conceitos que tratam diretamente a relação entre cliente e seu negócio, são eles: UX e UI.
O UX (User Experience) busca desenvolver experiências de uso com foco nas sensações do público ao interagir com a sua marca. Essa interação pode acorrer através de sites, blogs ou até aplicativos.
Qual a importância do UX design?
Ter um design atrativo e funcional é um requisito essencial para que seus canais de comunicação se apresentem melhor, por exemplo: Imagine um possível cliente entrando no seu site ou app, ele consegue ter acesso fácil à todas as informações? Ou precisa ficar procurando por um tempo? Qual sua percepção sobre a maneira dele utilizar seu serviço?
Esse é um problema que pode estar impedindo o seu cliente de finalizar a ação desejada, por não ter uma prática dinâmica e interessante. A experiência de uso é a que fica marcada na mente e tem o poder de tornar o usuário cada vez mais fiel, caso gere uma sensação positiva.
Qual a importância do UI design?
O termo UI vem de User Interface, um conceito que trata a maneira como conduzir o seu cliente a uma ação que sua empresa deseja, dentro dos canais de comunicação.
O profissional de UI procura trabalhar um conjunto de elementos nas plataformas, para guiar as ações do usuário, oferecendo uma navegação simples e dinâmica, facilitando sua busca ao objetivo. Basicamente, trata-se de um roteiro de usabilidade, que permite levar o usuário a andar por um caminho pré-determinado de maneira natural, sem que ele perceba.
Quais as principais diferenças?
Por mais que sejam atividades complementares, cada profissional possui bases específicas na hora de produzir o layout ou roteiro que você já usou.
O UI, no início da montagem, busca trabalhar elementos como: Tipografia, layout, modulações de voz, cores com o objetivo de evidenciar determinado ponto, induzir e trazer uma mensagem já pensada pela marca.
Já o UX busca caminhos que vão além do próprio uso da plataforma. Suas bases são: usabilidade, pesquisa, persona com o principal objetivo de torna a experiência de uso agradável para que o cliente sempre volte.
Quer conhecer mais sobre o mundo digital? Acesse nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!
Facebook: Wou Marketing
Instagram: @woumkt