Atualmente temos a visão que a internet se resume basicamente à redes sociais, e de fato não estamos completamente errados. Mas, hoje vamos explicar um pouco mais sobre uma ferramenta que, apesar de não ser novidade, continua sendo muito eficiente e relevante para seu negócio; o E-mail Marketing.
O que é?
E-mail marketing basicamente é uma ferramenta de envio de e-mails para uma lista de contatos, a fim de fazer seu público realizar uma determinada ação, seja de informação, venda ou até mesmo apenas manter um relacionamento.
Por que usar?
E-mail marketing é a terceira ferramenta mais utilizada pelas empresas, vindo logo após os sites e as redes sociais que tiveram um boom nos últimos anos. Hoje em dia existem aproximadamente 4 bilhões de usuários de e-mail e a previsão é que até 2024 esse número chegue a 4,5 bi, metade da população mundial.
Toda vez que criamos um login em qualquer site, utilizamos o endereço de e-mail, o que faz dele uma parte essencial de tudo que se faz na internet. Por isso, quando investimos no e-mail marketing, atingimos um número gigantesco de pessoas, que muitas vezes podem não estar presentes em outros canais.
Métricas perfeitas
Quando fazemos um post em alguma rede social, nem todo mundo vê a publicação. Isso acontece por causa dos algoritmos que decidem o que é mais relevante a ser mostrado para quem te segue. Por isso, medir com precisão como vai ser seu retorno em redes sociais é quase impossível, o que não acontece no caso do e-mail marketing. Se você mandar um e-mail para 200 pessoas de sua lista, você já tem o número certo de pessoas que vão ser atingidas, facilitando e muito seus planejamentos e ações.
Maior conversão
Investir em e-mail marketing tem um custo relativamente baixo, e a taxa de conversão é uma das melhores. De acordo com dados de 2019 da Litmus, para cada $1 investido em e-mail marketing, as empresas tem, em média, um retorno de $42, podendo ser ainda maior.
Mais proximidade ao cliente
Quando alguém dá permissão para receber e-mails da sua marca, ela dá acesso ao lado pessoal de sua vida, em que poucos podem entrar. A partir daí, você pode criar uma rede segura para manter um diálogo de maneira muito mais pessoal com os seus clientes, estreitando relacionamentos e promovendo conteúdos, mas também pode, com poucos cliques, vender diretamente.
No pós-venda, você também pode enviar uma pesquisa de satisfação, dar dicas de como aproveitar melhor seu produto ou simplesmente perguntar se a pessoa tem alguma dúvida que você possa resolver.
Compradores satisfeitos trazem diversos benefícios, como a recompra e a indicação de novos clientes, e reduzem os custos com aquisição de novos clientes. Portanto, aproveite o e-mail marketing para promover seus produtos!