Com o avanço do ambiente digital, a necessidade de ser popular é cada vez maior. Empresas procuram sempre novas maneiras de virar assunto entre as pessoas, e não só de forma viral, mas de forma estratégica, planejada. Essa é a base do Buzz Marketing, assunto que a gente vai te explicar nesse post.

O que é?

O Buzz Marketing é uma estratégia que busca gerar assuntos sobre as marcas ou produtos. Basicamente são ações que fazem os consumidores conversarem entre si sobre algo que a empresa fez recentemente, colocando seu nome em destaque e, consequentemente, fazendo com que mais pessoas se interessem por ela.

Como fazer?

Essa estratégia precisa ser totalmente planejada, analisando principlamente como o público-alvo será impactado. Uma das questões mais importantes do Buzz Marketing é o alcance. Com o foco estratégico, conseguimos definir muito bem quem será atingido pela ação e, se forem alcançados, há a certeza de que as pessoas certas estarão falando sobre o que desejamos.

Para que uma campanha gere resultados, é essencial que algum dos seis pilares do Buzz Marketing seja abordado:


1- Tabu: Abordar assuntos controversos, que permitem que as pessoas possam escolher um dos lados e debater sobre o assunto, sempre tomando cuidado para não criar assuntos que ofendam. Quebrar um tabu é diferente de criar polêmicas.

2- Incomum: Abordar assuntos que fogem dos padrões que conhecemos, podendo ser um produto que se destaque por ser revolucionário ou uma novidade completa, como a case do Magazine Luiza que abriu um processo seletivo do seu programa de Trainee somente para jovens negros.

3- Extraordinário: Abordar um assunto que é visivelmente satisfatório para os clientes, sendo positivamente incrível. Nesse caso o foco é totalmente em divulgar o grande diferencial oferecido.

4- Chocante: O mais comum de todos. Tudo aquilo que nos choca em qualquer ponto de vista. Quanto mais chocante, mais buzz. Mas, vale ressaltar que esse choque precisa ser positivo.

5- Hilário: Abordar algo que apela para a atenção e faça rir. As pessoas tendem a gostar desse tipo de conteúdo e são atraídas por quem desperta essa reação.

6- Segredo: Brincar com a curiosidade, com a necessidade de participação. As pessoas adoram dicas e pistas para segredos bem guardados, ficando ansiosos para saber quando serão revelados.

Muito mais do que um viral, o Buzz Marketing impulsiona novos produtos, fortalece a marca e proporciona a conversão de mercadorias. Essa eficácia recorrente torna essa estratégia uma das ferramentas mais utilizadas atualmente.



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